Quinta, 10 de Dezembro de 2015
21:30
 
Imprimir
Fechar
sala principal
Duração: 90m
Público alvo: M/6
   


Mares - Mergulho no Som
Drumming 

   
MARES  
Drumming Grupo de percussão  
 
A relação de Portugal com o mar é de incontornável importância: tem vindo a definir social, cultural e estrategicamente o país, marcando e definindo a sua longa história.  
Atualmente, com os avanços técnicos e científicos, descobriram-se benefícios que o mar pode proporcionar que representam novas oportunidades e relações que com ele devemos construir e proteger: o mar é uma importante fonte de energia, de combustíveis fosseis e de alimentos que não podemos ignorar. Além desta importância estratégica, a presença do mar tem, também, uma forte influência na nossa cultura e  
são inúmeras as manifestações artísticas que ao longo de séculos de história refletiram a nossa vivência marítima desde o manuelino a Fernando Pessoa, desde a gastronomia às artes plásticas…e à música.  
Partimos da convicção de que a música encarna os pensamentos que o artista capta e expressa a partir da realidade contemporânea e a fruição destas reflexões pode ser determinante para a clarificação de novas perspetivas, para o despertar do nosso subconsciente  
 
É neste contexto surge a trilogia “Mares” (2009), de António Chagas Rosa, encomenda do Drumming-GP estreada em Lisboa (Centro Cultural de Belém) e novamente apresentada em público na Expo da Agua em Saragoça, no Festival dos Oceanos em Lisboa e no Festival das Artes em Coimbra. A essa obra de fôlego juntámos Deep Water Music (2009) - também uma encomenda do Drumming-GP, no âmbito do projecto Rock Metamorfosis - apresentada em mais de 20 concertos pela Europa e América Latina.  
MARES conta ainda com a peça Haikus del Mar (2010) de José Manuél López López, encomenda do Percussions de Strasbourg e estreia de uma nova composição de Isabel Soveral para percussão e eletrónica, encomenda do Drumming- GP.  
 
No âmbito deste concerto o Drumming-GP apresenta o disco que reúne a obra integral para percussão de António Chagas Rosa, editado pela mpmp.
 
 
Preço:  
8€  
 
Ficha artística:  
Direção Miquel Bernat  
Percussão: Rui Rodrigues, João Tiago Dias, Pedro Oliveira, Saulo Ribeiro Giovannini, João Miguel Braga Simões, Miquel Bernat  
Desenho e Operação de Som: Süse Ribeiro  
Desenho e Operação de Luz: Emanuel Pereira  
Produção executiva: Patrícia Caveiro  
Produção: Drumming Grupo de percussão  
Apoio: Arte no tempo e mpmp  
    Fechar