Terça, 27 de Setembro de 2016
21:30
 
Imprimir
Fechar
sala principal
Duração: 94m
Público alvo: M/12
   


DERIVA LITORAL + A Festa do nosso menino S. Gonçalinho
Sofia Barata + Pablo Sant'Ana 

   
DERIVA LITORAL - O impacto da erosão costeira em Portugal  
No inverno de 2013-2014 a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima prolongadas. As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões e, nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança de pessoas e bens. Este problema deve-se a vários factores. A informação disponível nos meios de comunicação parece não ser suficiente para a compreensão destes fenómenos. Tornar a informação acessível a todos é fundamental, numa altura em que a comunidade científica debate os problemas da erosão e as suas causas.  
 
A Festa do nosso menino S. Gonçalinho  
Francisco van der Poel (2013) fala de “festa”, do latim “festa” e “dies Festus”, cuja origem mais antiga é a palavra latina “feriae”, “férias”. Conceição Lopes fala de dias de mudança, interrupção na lógica das atividades e do trabalho, dias de culto e celebração da vida e espaços de comunicação privilegiada (2015). Este documentário conta o conceito claro do São Gonçalinho celebrado em Aveiro, Portugal, especificando as várias fases vividas durante as festividades.
  Preço:  
4€  
 
Ficha Artística:  
DERIVA LITORAL - O impacto da erosão costeira em Portugal  
Longa-metragem - 2016  
Realizador – Sofia Barata  
Intervenientes – Ana Carrilho, Bruno Pedrosa, Catia Azevedo Clife, Pedro Hugo Domingues, Laura Tubarão, Tiago Abreu;  
Testemunhos Científicos – Alfredo Rocha, Carlos Coelho, Cristina Bernardes, Fátima Alves, Filomena Martins, Paulo Baptista, Paulo Silva.  
Duração – 75’  
País – Portugal  
M/12  
 
A Festa do nosso menino S. Gonçalinho  
Curta-metragem - 2016  
Realizador – Pablo Sant'Ana  
Duração – 19’  
País – Portugal
    Fechar