Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

Estágio de Dança de Aveiro Celebra a 25ª Edição em Julho

Data publicação — 12 Maio 2021

Estágio de Dança de Aveiro Celebra a 25ª Edição em Julho

O Estágio de Dança de Aveiro, organizado pelo Teatro Aveirense, celebra este ano a 25.ª edição. A comemoração decorre entre 26 e 31 de julho, em vários espaços da cidade, e volta a propor formações em diversos estilos de dança, com figuras de renome em cada área. Pela quarta edição consecutiva, a curadoria é do coreógrafo Victor Hugo Pontes.
  
O programa desta edição foi desenhado de forma a incluir uma grande amplitude de experiências, destinadas a todos os que se interessam pelo universo da dança, desde os mais novos até aos profissionais, sem esquecer os curiosos com vontade de apenas experimentar. Esta edição assinala ainda uma nova parceria com a Companhia Nacional de Bailado, assim como a continuidade da parceria com Gaga Movement, iniciada em 2017.
Numa semana de formação intensiva, os participantes terão a oportunidade de aceder a formação técnica em Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Breaking, conjugando-a com os Laboratórios Criativos, nos quais serão desafiados a revelar e trabalhar a sua expressividade.
Dirigida aos profissionais de dança e/ou teatro, há uma formação especial que decorre ao longo de cinco dias (26-30 de julho): o trabalho com o universo do coreógrafo Ohad Naharin, através do workshop “Gaga/Dancers e Repertório Ohad Naharin” (18h30-21h30), dirigido por Erez Zoha, bailarino da Batsheva Dance Company e formador internacional de Gaga Movement há 18 anos. Conte-se ainda com o “Atelier Coreográfico”, dirigido por Victor Hugo Pontes (14h-18h, para maiores de 18 anos), com um carácter altamente experimental, desenvolvido a partir do contributo dos participantes face a diferentes propostas do coreógrafo, com vista à criação de um objeto a ser partilhado num momento aberto ao público, no final do Atelier.
 
No primeiro dia do Estágio de Dança, 26 de julho, decorrerá a sessão “Testemunhos”, na qual poderão conhecer-se os percursos artísticos dos formadores do Estágio de Dança de Aveiro 2021: uma sessão intimista e especial, aberta a todos, de partilha das múltiplas formas de dançar, que espelham a diversidade dos formadores. Será às 21h30, no Avenida Café-Concerto.

Como habitualmente, os resultados dos quatro Laboratórios Criativos serão apresentados ao público no dia 31 de Julho às 18h00.