Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

Instalações Sonoras Reinventam Espaços de Aveiro e Porto

Data publicação — 29 Junho 2022

Instalações Sonoras Reinventam Espaços de Aveiro e Porto

Está marcada para 7 de julho a estreia do projeto PLA•TÔ, iniciativa desenvolvida a várias mãos e que une o Teatro Aveirense, a Ao Cabo Teatro, o GrETUA e o Museu da Cidade do Porto. PLA•TÔ pretende re-territorializar o imaginário de diferentes lugares, tentando desconstruir aquilo que são as formas dramáticas tradicionais. A diferentes dramaturgos e criadores foi proposto que criassem instalações sonoras para as mais variadas paisagens, interiores e exteriores, nas cidades do Porto e de Aveiro.

Em Aveiro, o projeto tem a sua primeira apresentação entre 7 e 9 de julho, no Estádio Municipal Mário Duarte, dias em que é apresentada uma criação teatral intitulada “Na Relva Esfola Menos”, de Bruno dos Reis. As restantes criações serão apresentadas no âmbito do Festival dos Canais. Assim sendo, de 14 a 24 de julho pode-se contar com as instalações sonoras “Um Medo Com Duas Grandes Faces”, de Miguel Bonneville, na Ponte Pedonal da A25, “Dons (d’aprés nature)”, de Marcos Foz e Luís Araújo, no Parque da Cidade de Aveiro, e “Esquecer Tudo o Que se Sabe - free download”, de Lígia Soares, na Rua da Pêga. Nos dias 20 e 21 de julho há uma instalação com texto de Raquel S. e sonoplastia de Hugo Branco, intitulada “Texto”, na teia do Teatro Aveirense.

Quanto ao Porto, os autores envolvidos são Gonçalo Waddington, Rui Manuel Amaral, André Tecedeiro e João Pedro Vaz, que colaborarão com os criadores Carminda Soares, Sofia Saldanha, Manuel Tur e Luís Araújo, cujas instalações sonoras serão conhecidas em datas a anunciar em quatro espaços do Museu da Cidade do Porto: Biblioteca Sonora, Reservatório, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e Extensão do Romantismo.

A apresentação das obras de PLA•TÔ foi antecedida por momentos de residência artística e formação dos artistas envolvidos no projeto, numa sequência de trabalhos iniciada em março de 2021 que também contemplou módulos integrados no Curso de Interpretação do GrETUA, em parceria com a Ao Cabo Teatro, e duas oficinas de sonoplastia pelos artistas Laura Romero e Santi Lesca.