Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

Teatro Aveirense lança Laboratório de Dramaturgia

Data publicação — 7 Janeiro 2022

Teatro Aveirense lança Laboratório de Dramaturgia

O Teatro Aveirense tem abertas as inscrições para o Laboratório de Dramaturgia. A iniciativa tem como objetivo incentivar a criação textual dramática, bem como promover o conhecimento e a reflexão teórica sobre as diferentes manifestações históricas da dramaturgia. Através de um painel composto por diferentes artistas e académicos, pretende-se oferecer um acompanhamento teórico e prático a todos os formandos, que terão a oportunidade de desenvolver e editar os seus próprios trabalhos.
O Laboratório de Dramaturgia tem início no dia 7 de fevereiro e estende-se até julho, com a duração de 6 meses, com três sessões por mês, tendo por formadores Bruno dos Reis, Jorge Palinhos, Lígia Soares, Maria Sequeira Mendes, Nuno M Cardoso e Rui Pina Coelho.
As inscrições estão abertas até 7 de fevereiro e podem ser realizadas através do preenchimento deste formulário. O valor total da inscrição é de 180€,  com desconto de 20% nas inscrições até 31 de janeiro. Para os estudantes, o valor da inscrição é de 90€, aplicando-se um desconto de 50% (não sendo acumulável com o desconto da inscrição antecipada). 
O Laboratório de Dramaturgia pretende ser uma plataforma que incentiva a experimentação e a criação, oferecendo aos seus participantes um conjunto de ferramentas e metodologias práticas que potenciem a idealização, conceção e realização das suas obras pessoais. As aulas terão três modelos distintos com valências teóricas e valências práticas.
Das valências teóricas, sublinha-se a formação continuada com o coordenador e professor residente, que fará as devidas contextualizações históricas, acompanhado de material informativo e respetivas obras a serem analisadas, bem como formadores externos convidados mensalmente, que abordarão um autor ou uma temática específica na qual já possuam trabalho realizado.
Por outro lado, e de valências práticas, haverá sessões dedicadas à criação de pequenas propostas dramáticas por parte dos formandos, condicionados pelos objetivos e métodos sugeridos, sendo acompanhados da respetiva análise crítica pelo formador e pelo restante grupo. Ainda neste campo, pretende-se oferecer aos alunos uma perspetiva mais ampla do que o habitual, introduzindo-os ao trabalho que é feito por diferentes encenadores, intérpretes e coreógrafos quando se propõem a trabalhar um texto.

Para mais informações contactar através do mail: agenio@cm-aveiro.pt

FORMULÁRIO