
À Boca de Cena
14 de junho
Sinopse
O Teatro Aveirense e o GrETUA promovem um programa de leituras de textos dramáticos, com especial incidência em dramaturgia contemporânea.
São sessões de leitura partilhada com o público, em registo informal e acolhedor, com a participação do próprio autor ou de artistas convidados das mais diferenciadas áreas. Mais até do que a leitura, a conversa apetece.
A edição de junho conta com a presença de Paulo Calatré e com a leitura do texto de Jean-Pierre Sarrazac, “O Fim das possibilidades”.
Sinopse
O fim das possibilidades é o contrário da abertura dos possíveis, a sua exclusão. Essa impressão, fortemente vivenciada de há alguns anos a esta parte no nosso espaço europeu, de nos encontrarmos fechados num presente estagnante - sem relação com um futuro nem com o passado - onde estaríamos condenados a viver. Um presente à porta fechada, confinado. Uma prisão. Um lugar que se degrada dia após dia, tornando-se mais opressor e mais insuportável.
Na peça “O Fim das possibilidades”, de Jean-Pierre Sarrazac, Deus e Satã arquitetam uma “solução final” para resolver um “problema sistémico”.
Nota Biográfica
Licenciado em Interpretação, frequentou o mestrado em Encenação da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Lecciona Improvisação na ACE Famalicão e Interpretação na Lusófona, colabora regularmente com a ESMAE e a ACE- Escola de Artes.
Como ator, colaborou com diversos encenadores e companhias, como João Cardoso (Assédio), Nuno Cardoso (Ao Cabo Teatro), Ricardo Alves (Teatro da Palmilha Dentada), Júlio Cardoso (Seiva Trupe), entre outros.
Como encenador, destacam-se os seguintes espetáculos: Diário de um Condenado, a partir de Victor Hugo; Quarto 34, a partir de Albert Camus; Ricardo III, Sonho de uma Noite de Verão e Titus Andronicus de Shakespeare; Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; Dodô – No Rasto do Pássaro do Sono e As Aventuras de Auren, O Pequeno Serial Killer, de Joseph Danan; Pervertimento de Sanchis Sinisterra; Teatro Cómico de Carlo Goldoni; Chat Room de Enda Walsh; Esta Noite Improvisa-se de Luigi Pirandello; Trilogia de Guerra de Edward Bond, a Rua de Jim Cartwright e Tivessem Ficado em Casa Seus Anormais de Rodrigo García.
Destaca o seu trabalho em cinema com os filmes Porto, Sunbeat, Salgueiro Maia - o Implicado, The Nothingness Club, Estrada de Palha, Videovigilância, O Facínora, Amor Amor, entre outros e nas séries Snu, Madre Paula, Luz Vermelha, Sul, Cavalos de Corrida, Auga Seca 2 e Vanda.
São sessões de leitura partilhada com o público, em registo informal e acolhedor, com a participação do próprio autor ou de artistas convidados das mais diferenciadas áreas. Mais até do que a leitura, a conversa apetece.
A edição de junho conta com a presença de Paulo Calatré e com a leitura do texto de Jean-Pierre Sarrazac, “O Fim das possibilidades”.
Sinopse
O fim das possibilidades é o contrário da abertura dos possíveis, a sua exclusão. Essa impressão, fortemente vivenciada de há alguns anos a esta parte no nosso espaço europeu, de nos encontrarmos fechados num presente estagnante - sem relação com um futuro nem com o passado - onde estaríamos condenados a viver. Um presente à porta fechada, confinado. Uma prisão. Um lugar que se degrada dia após dia, tornando-se mais opressor e mais insuportável.
Na peça “O Fim das possibilidades”, de Jean-Pierre Sarrazac, Deus e Satã arquitetam uma “solução final” para resolver um “problema sistémico”.
Nota Biográfica
Licenciado em Interpretação, frequentou o mestrado em Encenação da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Lecciona Improvisação na ACE Famalicão e Interpretação na Lusófona, colabora regularmente com a ESMAE e a ACE- Escola de Artes.
Como ator, colaborou com diversos encenadores e companhias, como João Cardoso (Assédio), Nuno Cardoso (Ao Cabo Teatro), Ricardo Alves (Teatro da Palmilha Dentada), Júlio Cardoso (Seiva Trupe), entre outros.
Como encenador, destacam-se os seguintes espetáculos: Diário de um Condenado, a partir de Victor Hugo; Quarto 34, a partir de Albert Camus; Ricardo III, Sonho de uma Noite de Verão e Titus Andronicus de Shakespeare; Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; Dodô – No Rasto do Pássaro do Sono e As Aventuras de Auren, O Pequeno Serial Killer, de Joseph Danan; Pervertimento de Sanchis Sinisterra; Teatro Cómico de Carlo Goldoni; Chat Room de Enda Walsh; Esta Noite Improvisa-se de Luigi Pirandello; Trilogia de Guerra de Edward Bond, a Rua de Jim Cartwright e Tivessem Ficado em Casa Seus Anormais de Rodrigo García.
Destaca o seu trabalho em cinema com os filmes Porto, Sunbeat, Salgueiro Maia - o Implicado, The Nothingness Club, Estrada de Palha, Videovigilância, O Facínora, Amor Amor, entre outros e nas séries Snu, Madre Paula, Luz Vermelha, Sul, Cavalos de Corrida, Auga Seca 2 e Vanda.