Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back
ΛƬSUMOЯI

© Catarina Miranda

ΛƬSUMOЯI

  • Sábado, 8 Junho 2024
    21h30 — Sala Principal

Comprar bilhetes Página da ticketline

Sinopse

ΛƬSUMOЯI parte da peça de teatro japonesa noh Atsumori, escrita por Zeami Motokiyo no século XV, para criar um espectáculo ancorado no movimento, na luz e no som, onde se cruzam espectros e memórias, passado e presente, técnicas ancestrais e linguagens futuristas. 

Catarina Miranda pegou nesta peça para desenvolver a sua própria narrativa em torno de uma dança fantasmagórica apotropaica, abordando as relações com o mal, o desconhecido, o invisível. O quinteto de bailarinos recorre a palmas, apitos, faíscas, sussurros e chamamentos vocais, enquanto explora o território através de uma coreografia intersticial e rítmica, num jogo de espectros, sombras e metamorfoses. Há ecos e vestígios do gestuário de danças ancestrais e danças sociais contemporâneas, aqui torcidas e reconfiguradas, como se os corpos e o tempo fossem desdobráveis, desmembráveis, transitáveis. 

Catarina Miranda constrói, com Letícia Sckrycky e Joana Mário, um espaço cénico vivo, com um piso e um tecto luminosos, amplificados pela composição sonora original de Lechuga Zaphiro. A cenografia desempenha um papel ativo neste jogo de espectros, revelando os corpos que se dissolvem, que se transformam, que procuram emergir e coexistir. 



 
apoios

Informação adicional

Comprar bilhetes

Maiores de 6 anos

Preço 5€

Pack Dança 10€
(inclui os espetáculos "CNB" e "Atsumori")

COMPRAR PACK


Ficha Artística
Direção Artística, Coreografia, Figurinos - Catarina Miranda
Cocriação coreográfica & Interpretação - Cacá Otto Reuss, Joãozinho da Costa, Lewis Seivright, Maria Antunes, Melanie Ferreira
Desenho de Luz - Leticia Skrycky & Joana Mário
Composição Sonora - Lechuga Zafiro
Concepção, Cenográfica - Catarina Miranda, Joana Mário, João Brojo, Letícia Skrycky
Apoio à Pesquisa Dramatúrgica - Carlos Mesquita, Ece Canli, Fernando Oliveira, Jonathan Saldanha
Produção Executiva - João Brojo
PARCEIROS
Produção - Diagonal Animal /PT
Produção e Difusão - Materiais Diversos /PT
Coprodução - Centre Pompidou/ Spectacles Vivant (Paris/FR), Charleroi Danse - Centre Chorégraphique de Wallonie-Bruxelles (Bruxelas/BE), One Dance Week Festival (Plovdiv/BG), Teatro Aveirense (Aveiro/PT), Teatro Municipal do Porto (Porto/PT) e São Luiz Teatro Municipal (Lisboa/PT)
Apoio às Residências - AGORA (Montpellier/ FR), CRL - Central Elétrica (Porto/PT), Centre Chorégraphique National de Caen en Normandie (Caen/FR), Centro Cultural da Malaposta/Minutos Redondos/Câmara Municipal de Odivelas (Odivelas/PT), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo/ PT), Teatro Viriato (Viseu/PT) e Teatro Municipal do Porto (Porto/ PT) Apoio - Instituto Camões de Paris