Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back
Concerto de Homenagem a Santa Joana

Concerto de Homenagem a Santa Joana

10 maio

Sinopse

“Per la Beata Giovanna, Principessa di Portogallo”: A música em Roma aquando da beatificação de Santa Joana de Aveiro (1693)

Em 1693 a princesa Joana de Portugal foi beatificada em Roma pelo papa Inocêncio XII. Apesar de não se terem encontrado ainda descrições exactas, terá seguramente havido festa solene na igreja de Santo António dos Portugueses. Este era um período em que, sob o reinado de D. Pedro II, e no seguimento do reconhecimento da independência portuguesa após as guerras da Restauração, se iniciava um grande investimento na propaganda junto do papado, com vista à recuperação do prestígio nacional, perdido aquando da união dinástica. As festas litúrgicas com maior destaque na igreja portuguesa em Roma eram, à época, a do patrono, Santo António, a da rainha Santa Isabel, a do Anjo Custódio do Reino, e da Imaculada Conceição, padroeira do reino. Para estas solenidades, nos finais do século XVII, contratavam-se músicos de gabarito no meio romano, para comporem e dirigirem, tais como G. P. Franchi, G. B. Borri, G. B. Bianchini, e F. Lanciani. Todos eles trabalhavam igualmente para as grandes famílias Rospigliosi, Pamphili, Ottoboni, Colonna, Odescalchi e Ruspoli, e para as principais igrejas romanas.

 

Programa:

Arcangelo Corelli (1653-1713)
Sinfonia di «Santa Beatrice D'Este» Wo01
(Roma, 1689)
Grave — Allegro — Adagio — Largo assai — Vivace


Isabella Leonarda (1620-1704)
Motetto «Quam dulcis es» à canto solo con due violini
(Motetti Op.13, Bolonha, 1687)


Georg Muffat (1653-1704)
Sonata II à 5
(Armonico Tributo, Salzburgo, 1682)
Grave — Allegro — Grave — Forte e allegro — Grave — Aria — Grave — Sarabanda — Grave — Borea


Alessandro Scarlatti (1660-1725)
Salve Regina a canto solo
(Roma, ca.1702-1707?)
[Andante largo]: Salve Regina — Allegro: Ad te clamamus  — Largo: Exules filae Evae — Adagio: Ad te suspiramus — [Allegro]: Eia ergo advocata nostra — [Andante]: Et Jesum — [Larghetto]: O clemens


George Frideric Handel (1685-1759)
Sonata del Overtura di «Il trionfo del tempo e del disinganno» HWV 46a
(Roma, 1707)
[Allegro] — Adagio — [Allegro]


George Frideric Handel (1685-1759)
Motetto «Saeviat tellus inter rigores» per la Madonna Santissima del Carmine, HWV 240
(Roma, 1707)
[Allegro]: Saeviat tellus — Recitativo: Carmelitarum ut confirmat ordinem — Adagissimo: O nox dulcis quies serena — [Andante]: Stellae fidae — Recitativo: Sub tantae Virginis tutela — Presto: Alleluia

Informação adicional

Maiores de 6

Gratuito

Bilhetes disponíveis na bilheteira do Teatro Aveirense


Ficha Artística
Orquestra Filarmonia das Beiras
Ana Vieira Leite
, soprano
Miguel Jalôto, maestro convidado