Saltar para conteúdo Mapa do site

Página inicial Teatro Aveirense

back
Ensaio de Orquestra

Ensaio de Orquestra

  • Sexta-feira, 17 Março 2023
    21h30 — Sala Principal

Comprar bilhetes Página da ticketline

Sinopse

Este espetáculo é uma adaptação do filme Ensaio de Orquestra (1978) de Federico Fellini. No filme, uma orquestra de música clássica encontra-se num oratório para ensaiar, aqui é a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal e o ponto de encontro é o palco do CCVF.

Fellini utiliza a orquestra, os instrumentos, os músicos e a música como metáfora de uma sociedade em crise. Apesar de Fellini afirmar que não tinha qualquer interesse na política, constrói um filme em torno de uma orquestra que recusa a sua natureza coletiva, e onde cada indivíduo tem uma visão egocêntrica do seu papel. Estão apenas unidos pelo propósito de destronar aquele que entendem ser o seu inimigo comum: o maestro.

O filme foi criticado por muitos. Alguns viram nele uma apologia ao fascismo, outros apontaram que era uma abordagem política ingénua. Foi considerado reacionário e conservador. Mas para o próprio Fellini, Ensaio de Orquestra não é nada disso. «É uma parábola ética para provocar uma certa vergonha no povo, para mostrar que a loucura desorganizada das pessoas pode provocar a loucura organizada do Estado, a ditadura.» Com este mote, interessa-nos também perceber onde está a liberdade do músico de jazz. Onde está a liberdade coletiva e individual?

Informação adicional

Comprar bilhetes

M/12

Preço 7,50€
Pack com "Hamlet L'Ange du Bizarre" 10€
(comprar pack)


Ficha Artística

Direção 
Tónan Quito

Texto e dramaturgia 
Filipe Melo e Tónan Quito a partir do filme Ensaio de Orquestra de Federico Fellini

Música original 
Filipe Melo

Interpretação
Ana Brandão, António Fonseca, Crista Alfaiate, Tónan Quito e a Orquestra do Hot Clube de Portugal: André Ribeiro, António Morais, Bernardo Tinoco, Eduardo Lála, Eugénia Contente, Gonçalo Marques, Jéssica Pina, João Capinha, José Soares, Junior Maceió, Luís Cunha, Margarida Campelo, Nuno Rodrigues, Paulo Gaspar, Pedro Felgar, Ricardo Sousa, Rui Ferreira, Tomás Marques

Cenografia
F. Ribeiro

Desenho de luz
Daniel Worm

Figurinos
José António Tenente

Desenho de som
João Pratas, Rui Antunes

Operação de som
Pedro Costa

Vídeo
João Gambino, André Dinis Carrilho

Assistência de encenação
Gonçalo Marques

Cartaz 
Juan Cavia


Produção executiva
Armando Valente

Produção
HomemBala

Coprodução  
Rizoma – Palcos em Rede: Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flôr – Guimarães, Teatro Aveirense, Teatro Municipal de Faro e Teatro Municipal da Guarda

Residência de coprodução
O Espaço do Tempo

Parceiro institucional
República Portuguesa - Cultura / Fundo de Fomento Cultural

Financiamento
República Portuguesa - Cultura / DG Artes

Agradecimentos
João Pedro Mamede, Tânia Carvalho