Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back
Episódios da Vida Selvagem

© Bruno Simão

Episódios da Vida Selvagem

13 outubro

Sinopse

Num futuro próximo, após repetidas catástrofes naturais, a população mundial é reduzida ao seu mínimo e a sua vivência é condicionada por condições climáticas extremas. A humanidade reorganizou-se em pequenas comunidades que se constituíram politicamente em cidades-estado. Episódios da Vida Selvagem percorre o quotidiano da intervenção e decisão políticas numa cidade na iminência de viver a sua última catástrofe: o desaparecimento. Em suspenso, a cidade confronta-se com uma decisão urgente entre duas propostas para a sobrevivência da comunidade ameaçada pela escassez de água.

A minha morte
O primeiro episódio coloca-nos numa cidade dependente de escassas reservas de água e governada pela casa de Paulo. Em palco, a defensora da proposta de êxodo denuncia o individualismo de quem abandona a cidade, a corrupção do novo governo, a passividade da população e o absurdo da proposta vencedora.

A nossa vida
No segundo episódio, o governo discute as duas propostas para o futuro da cidade. Entre a guerra ou o êxodo, ambas as opções parecem acarretar custos humanos e morais elevados. Das exposições técnicas à análise das implicações, o debate político desvela confrontos familiares, ambições pessoais e noções de identidade nacional, num enredo e discurso que revisitam a tragédia grega.

Informação adicional

Maiores de 14

Duração
1º episódio — 60 min
2º episódio — 120 min

Preço
5€


Ficha Artística

Texto, encenação e espaço cénico* Mickaël de Oliveira
Interpretação (1º episódio) Siobhan Fernandes, com Bruno Ochôa, Hugo Vasconcelos, Rita Rice, Carminho Archer, Francisco Vicente, Magda Rios, Bárbara Wahnon, Beatriz Gouveia, Catarina Terra, Leonor Rolla (Coro TuneUp Voices)
(2º episódio) Afonso Santos, Beatriz Maia, Diana Sá, Joana Pialgata, Luís Araújo, Maria João Vicente, Paulo Pinto e Siobhan Fernandes, participação de figuração com elementos integrantes do projeto “Daqui para a frente"
Assistência de encenação Beatriz Wellenkamp Carretas 
Desenho de Luz (1º episódio) Rui Monteiro e Teresa Antunes, (2º episódio) Rui Monteiro e Pedro Guimarães 
Sonoplastia e composição Rui Lima e Sérgio Martins
Espaço Cénico* (1º episódio) Sara Coimbra Loureiro, (2º episódio) Pedro Azevedo
Figurinos Sara Coimbra Loureiro
Formador “Daqui para a Frente” Ana Mafalda Pereira
Produção Ana Carina Paulino (direção), Armando Valente (executiva e técnica)
Direção Técnica Luísa Osório
Comunicação e Imprensa Sara Cavaco
Fotografias Bruno Simão
Produção Colectivo 84
Co-produção e circulação Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro, Teatro Académico de Gil Vicente, Cineteatro Louletano, Teatro José Lúcio da Silva, O Espaço do Tempo (residência artística), Centro Cultural Vila Flor / A Oficina, Teatro Nacional S. João, Teatro Viriato (circulação).   
Apoios & Parcerias Pólo Cultural das Gaivotas / Residências da Boavista, Oskar&Gaspar, Laboratório, Avitel, Pró-Dança, Circolando, CRL-Central Eletrica
Apoio da Direcção Geral das Artes - Secretaria de Estado da Cultura

*Colaboração de Sara Coimbra Loureiro no espaço cénico de “A Minha Morte”. Espaço cénico integra elementos Cenográficos dos espectáculos de Mickaël de Oliveira “A Vida de John Smith” (2017) e “Festa de 15 Anos” (2020), criados por António MV e Martim. Colaboração de Eric da Costa no espaço cénico de “A Nossa Vida”.