
Território VIII
25 julho
Sinopse
Território é um programa dedicado a jovens bailarinos e bailarinas com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, provenientes de escolas de dança de todo o país. Ao longo das várias temporadas, o programa já acolheu mais de 90 jovens, provenientes de cerca de 40 escolas de dança. Acolhendo anualmente coreógrafos(as) de relevância internacional, este ano o programa propõe a remontagem de Smokey Sarah (2014) do coreógrafo Marco Goecke, e uma nova criação do coreógrafo Nadav Zelner.
Marco Goecke, coreógrafo presente nas mais importantes companhias de dança, é portador de uma linguagem que desconstrói uma certa ideia de vocabulário estabelecido, determinando na sua prática corpos altamente treinados. Com isto, abre-se um caminho para um léxico surpreendentemente inesperado, exato e desprovido de elementos decorativos. Já com Nadav Zelner, coreógrafo em rápida ascensão, os intérpretes terão a oportunidade de experienciar um processo de procura intenso, cruzando várias áreas da criação artística, e que refletirá uma visão de um gesto coreográfico em profunda mudança, em resposta às rápidas e dramáticas transformações do mundo em que vivemos.
Esta edição contará ainda com um filme realizado por Alexia Fernandes, vencedora do prémio Território | Estúdios Victor Córdon na categoria de Melhor Realizador Português do InShadow — Lisbon ScreenDance Festival 2024.
Programa:
Smokey Sarah
de Marco Goecke
Uma homenagem a Sarah Vaughan – cantora de jazz norte americana descrita como uma das vozes mais encantadoras do século XX.
Rua Vítor Cordon, 20, 1200-484 Lisboa
de Alexia Fernandes
Nos Estúdios Victor Córdon, em Lisboa, tem início uma nova temporada do programa Território VIII. Jovens bailarinos, provenientes de escolas de dança de todo o país, reúnem-se para criar e reinterpretar peças ao lado dos renomados artistas Nadav Zelner e Mark Goecke. Como se cada escada, corredor e sala representasse um fragmento de um corpo comum, o documentário Rua Vítor Cordon, 20, 1200-484 Lisboa retrata não apenas um lugar marcado por uma longa história de expressão performativa, mas também um espaço de encontro entre identidades, culturas e percursos diversos.
12 Pombos
de Nadav Zelner
"Doze pombos
bicam a linha elétrica.
Será que a liberdade
que vive nas definições
sabe voar?
Deixarão os mágicos
de fazer desaparecer as pombas
para se entreterem?
Quando o bando se dispersar
e cada um voltar
ao seu ninho improvisado —
o vento rodopiará
em penas cinzentas —
um sinal do paraíso."
Informação adicional
Preço 5€
Ficha Artística
Opart / Estúdios Victor Córdon (conceito e produção)
Afonso Ferreira, Alice Antunes, Alice Neto, Ana Sol Campos, Angel Gomes, Carolina Corvelo, Francisca Lopes, Francisco Teixeira, Hugo Biltes, Maria Miguel Santos, Natalia López, Tomás Correia (intérpretes)
Abel Rojo, Sara Schürmann (apoio ao programa e ensaiadores)
João Chicó (direção técnica)
Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro, Inshadow - Lisbon Screendance Festival, Teatro Nacional São João, Nederlands Dans Theater NDT 2, CNB - Companhia Nacional de Bailado (parceiros)
Fundação Millennium BCP (mecenas do programa)
Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, Dance Spot - Conservatório de Dança, Dna- Dance N´Arts School, EDD-Escola Domus Dança, Ent´Artes - Escola de Dança, Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, Escola de Ballet do Porto, Ginasiano Escola de Dança (escolas de dança representadas)
Coreografias
SMOKEY SARAH
Marco Goecke (coreografia)
Keith Jarrett – Carnegie Hall Concert, partes I e III; Sarah Vaughan – Once in a While (música)
Nicole Kohlmann (transmissão e remontagem)
2014, NDT Summer Intensive 2014 (estreia)
12 POMBOS
Nadav Zelner (coreografia)
Buddha's Lounge - The Secret Of Peace; Neha Bhassin - Lut Kut Bajra; Bickram Ghosh - Drums of Victory (música)
Nadav Zelner (figurinos)
BALLETTO (execução de guarda-roupa)
João Chicó (desenho de luz)
Curta-metragem
RUA VÍTOR CORDON, 20, 1200-484 LISBOA
Realização & Produção
Alexia Fernandes
Direção de fotografia
Victor Neves Ferreira
Direção de som
Pedro Balazeiro
Pós-produção
Alexia Fernandes