Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

ECOS_ 1

Data publicação — 16 Novembro 2021

ECOS_ 1

Em maio deste ano foi apresentado o projeto ECOS_ Encontros de Criação para Online Streaming, um ciclo de vídeos pensado para as plataformas digitais, com criações encomendadas a autores de diferentes campos artísticos, numa parceria entre o Teatro Aveirense, o GrETUA e a Universidade de Aveiro . O primeiro teve como protagonistas o músico João Pais Filipe e duas intérpretes da área da dança, Maria R. Soares e Carminda Soares , com realização a cargo de Nuno Barbosa. Enquanto se prepara o segundo episódio, com novos intervenientes, disponibilizamos o vídeo de estreia na área de conteúdos digitais do Teatro Aveirense. 
 
O ECOS_ promove não só a criação de conteúdos audiovisuais como o cruzamento disciplinar entre diferentes artistas e disciplinas, com enfoque especial nas artes de palco. A matriz passa por lançar o desafio a dois ou mais artistas para cocriarem espetáculos para o formato audiovisual, seja a partir de trabalhos que já possuam ou novas obras, aos quais se junta um realizador. Com esta linha de trabalho promove-se a criação transdisciplinar e o encontro de autores, assim como a diversidade das obras produzidas. 
 
Pretende-se, ainda, dar um novo contributo para uma reflexão ampla sobre o que poderá ser o futuro da fruição cultural. Esta questão, que já vem sendo abordada por quem pensa a Cultura Contemporânea e os seus modos de usufruto, e tem sido um tema recorrente desde o princípio da pandemia Covid-19, pelo que importa agora pensá-la à luz deste contexto e a partir de uma prática. Uma reflexão que tem a criação artística no seu âmago, mas que abarca outros assuntos, como as possibilidades tecnológicas, a fruição intermediada, a definição de serviço público, a gestão de estruturas culturais, entre outros.