Espetáculo de Paulo Matos sobre as migrações no Teatro Aveirense
Data publicação — 29 Abril 2025
O ator e encenador Paulo Matos leva o seu espetáculo Refugiado ao Teatro Aveirense no próximo dia 30 de abril. Abordando o tema das migrações, este é o relato de um homem que foge do seu país de origem para procurar um futuro possível num outro lugar. Sessão marcada para as 21h30.
Em Refugiado relata-se o trajeto, o ato de caminhar, de viajar e de atravessar um território na esperança de uma sobrevivência e de uma chegada à "cidade do mundo rico", para “o recomeço de uma vida nova”. A viagem é tanto exterior, no confronto com todos os perigos e todas as lutas, como também interior, dentro do que o personagem sente, reflete e experimenta.
Concebido como um monólogo, o texto fala-nos dos dilemas interiores, do sofrimento, do rompimento operado com o lugar de origem e da sua relação com Deus, “esse eterno ausente”. Com este espetáculo, Paulo Matos procura demonstrar que “este Refugiado não é somente alguém, ele é todos nós”, oferecendo a sua perspetiva sobre um dos grandes temas da atualidade.