Teatro Aveirense

back

Festival dos Canais faz de Aveiro um palco

Data publicação — 14 Julho 2022

Festival dos Canais faz de Aveiro um palco
O Festival dos Canais está de volta a Aveiro. Até 24 de julho não faltam propostas de música, teatro, dança, circo contemporâneo e artes visuais, entre outras áreas artísticas, envolvendo cerca de 130 propostas de 400 artistas de 16 países, em 25 locais da cidade.

O festival mantém subjacente a sua ligação ao território, assumindo Aveiro como palco para um diálogo contínuo com a paisagem, o património e a arquitetura, não esquecendo os seus canais urbanos e exteriores. O objetivo principal é fazer da cidade um laboratório vivo da cultura, propondo novas dinâmicas, novos usos e novas perspetivas.

A colaboração é uma característica importante no festival, tanto a nível local como internacional. Torna-se, assim, uma plataforma de intercâmbios interculturais, recebendo artistas locais, nacionais e internacionais para apresentar novos projetos e reunir membros da comunidade para várias das suas atividades. Exemplo desse intercâmbio de experiências é o convite ao País Basco para esta edição, representado por companhias como Markeliñe, Haatik, Zanguango e La Glo Zirko Dantza. A exposição MagiC Carpets Landed é outro exemplo, sendo um dos eventos que inauguraram Kaunas 2022 – Capital Europeia da Cultura. Também assim é a presença do coletivo Obras Akrobad, no âmbito de uma parceria com o Festival Wallz e Pilsen 2015 – Capital Europeia da Cultura, ou a instalação de Mouwad Laurier, dupla sediada em Barcelona. A participação da companhia francesa Transe Express, com Mù – Cinemática de Fluidos, é mais um momento a sublinhar.

Nos nomes nacionais, figuras como Camané, AGIR, Noiserv, Mirror People, Teatro do Mar, Lara Pereira e Jorge Louraço Figueira trazem  esta edição um brilho especial, sem esquecer dois concertos concebidos especificamente para o evento: Moonshiners com The Legendary Tigerman, Fanfarra Káustika e O Gajo, assim como Aurea, Carolina Deslandes e Rita Redshoes com Banda Sinfónica de Aveiro - Banda Amizade.  

O Festival dos Canais é um evento de entrada gratuita, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, e integrado no programa cultural da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.