Saltar para conteúdo Mapa do site Ajuda à navegação

Página inicial Teatro Aveirense

back

Festival Prisma abre Open Call para criação em Videomapping

Data publicação — 4 Agosto 2021

Festival Prisma abre Open Call para criação em Videomapping

O PRISMA / Art Light Tech acaba de lançar uma open call para a segunda edição da Escola de Videomapping, convidando todos os criadores de Aveiro a candidatar-se a esta ação formativa. As inscrições estão abertas até 5 de setembro.
A Escola de Videomapping é uma iniciativa de formação para criadores de várias áreas no âmbito do PRISMA / Art Ligh Tech, festival organizado pelo Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro, com o selo do projeto Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura. A iniciativa visa a capacitação de talentos locais, abordando a luz como uma ferramenta que tanto incorpora como expande as possibilidades da narrativa visual. É ainda uma iniciativa que promove e desenvolve novas soluções de ensino à distância, apresentando-se neste campo como uma oportunidade desafiante e orientada para o futuro.
A Escola de Videomapping é dirigida tanto a iniciantes como a profissionais, tendo por objetivo revelar as possibilidades da aplicação das tecnologias de projeção em áreas como a arquitetura, o design, a instalação, as artes visuais, o teatro e as artes multimédia. O curso está estruturado em três tipos de módulos (online, presenciais e mistos), tendo uma componente teórica e prática.
O formato proposto dá amplo espaço a novas formas de aprendizagem, proporcionando espaços virtuais de trabalho partilhado. O programa está aberto a 15 participantes de Aveiro e cada um irá partilhar o seu trabalho com o grupo, sendo que o resultado final irá considerar não só os objetivos individuais como a partilha de ideias e métodos.
Os participantes irão apresentar o seu trabalho final na fachada de um edifício de Aveiro durante o festival PRISMA / Art Light Tech, evento que vai decorrer entre 15 e 16 de outubro e que tem por tema “Equilíbrio”, ajudando a revelar Aveiro sob uma nova luz e convidando o público a redescobrir este território. Os selecionados terão ainda a oportunidade de ganhar licenças de software cedidas pelos patrocinadores da iniciativa.
As sessões da Escola de Videomapping serão orientadas por Luca Pulvirenti, artista multimédia, fundador e diretor criativo do projeto mammasONica. Desde 2007, tem-se especializado no desenvolvimento de uma linha estética digital que transpõe a animação para projeções cinematográficas em espaços públicos e cenários de espetáculos, desde performances A/V a design de luz, instalações interativas e peças de teatro. É também professor de animação digital na Academia de Belas Artes de Palermo e professor de cinema expandido em várias academias internacionais.
As inscrições devem ser realizadas até 5 de setembro através do email prisma.aveiro@gmail.com. Mais informações em prisma.aveiro.pt/event/sov.