Teatro Aveirense

back

"Heras": Teatro Aveirense e GrETUA lançam desafio à comunidade

Data publicação — 9 Setembro 2021

O Teatro Aveirense e o GrETUA darão início, já no próximo trimestre, a uma nova rúbrica intitulada "Heras", através da qual promoverão o encontro entre público e artistas num formato íntimo, despido de formalismos, dentro das casas dos Aveirenses. Os anfitriões, que se poderão inscrever a partir do dia 2 de setembro (através de bit.ly/heras-aveiro), receberão em sua casa um artista para uma pequena performance singular, havendo espaço ainda para o jantar, o convívio e a conversa.

"Heras" é fruto de um olhar sobre a cidade enquanto um nexo de relações fundamentalmente afetivas, estabelecidas através daquilo que temos por cultura. Esta iniciativa procura, deste modo, fortalecer a relação de proximidade com o público, reorientando a fruição cultural e artística para uma experiência que deve ser sempre, acima de tudo, emotiva.

Numa época em que a experiência das Artes do Espectáculo tem sido afastada dos seus contextos tradicionais «Heras» propõe que voltemos à raíz da sua natureza: o encontro com o próximo, o diálogo e a comunidade.

Assim, alguns dos artistas que farão parte da programação do GrETUA  e do Teatro Aveirense, irão realizar pequenas apresentações em casas particulares, na véspera do seu espectáculo em cena.

O jantar, o convívio e os convidados ficam ao encargo dos anfitriões, que tanto podem escolher passar um serão a sós com os artistas, como convidar a sua família ou os seus amigos mais próximos.

Ainda no âmbito desta rubrica, os habitantes da cidade poderão também constituir-se enquanto extensão da habitual galeria “Ao Vidro” (parte da programação do GrETUA desde o final de 2019), tendo expostas obras de arte nas suas janelas. Farão, assim, parte da criação de novos percursos e de novas leituras numa cidade que, apesar de já se conhecer tão bem, desejamos sempre que se conheça melhor.

Para que todos se sintam seguros, os artistas serão testados à Covid-19.

INSCRIÇÕES:  bit.ly/heras-aveiro