Teatro Aveirense

Teatro Aveirense

História
O Teatro Aveirense foi inaugurado a 5 de março de 1881, numa ocasião assinalada pela presença da companhia do Teatro D. Maria II. Daí em diante, a atividade cultural foi intensa e diversificada, tendo-se inaugurado em 1912 as sessões cinematográficas, área com forte presença na história do espaço desde então.

Tendo obtido em 2002 a classificação de Imóvel de Interesse Público, o Teatro Aveirense teve várias intervenções de melhoramento, a primeira destas em 1919, pela mão do Engenheiro Von Haff. Seguiu-se outra entre 1947 e 1949, bastante mais profunda, desta feita a cargo do arquiteto Ernesto Camilo Korrodi. A última aconteceu entre 2000 e 2003, aquando da transferência do Teatro Aveirense para a alçada da Câmara Municipal de Aveiro, numa obra assinada pelo arquiteto João Carreira e que reformulou o espaço, conferindo-lhe as condições necessárias para uma boa receção de artistas e público.

Reabriu no dia 23 de outubro de 2003, passando a cidade a ter um espaço municipal com condições técnicas de excelência e um quadro de pessoal profissional, com competências nas áreas das artes do espetáculo. Até 2016 este equipamento foi gerido pela empresa pública municipal TEMA - Teatro Municipal de Aveiro.