Teatro Aveirense

Teatro Aveirense

Presente
MORADA
Rua Belém do Pará, 3810-066 Aveiro

TELEFONE
234 400 920

FAX
234 400 921

E-MAIL
info-teatroaveirense@cm-aveiro.pt
O Teatro Aveirense é desde 2016 gerido diretamente pela Câmara Municipal de Aveiro. Esta transferência de competências iniciou uma outra fase em matéria de política cultural na cidade, assumindo esta estrutura novas dimensões de programação, entre as quais a realização de festivais fora do seu espaço, de que são exemplo o Festival dos Canais, o Prisma / Art Light Tech e o Criatech - Criatividade Digital e Tecnologia.

Nessa sequência, o Teatro Aveirense assumiu ainda a sua área adjacente como palco natural, o Palco Praça, num espaço delimitado pela Praça da República, assumindo uma programação desenhada especificamente para este lugar. Este novo palco estabelece uma ponte com os festivais organizados pelo Teatro Aveirense, distinguindo-se por uma presença mais assídua no tempo e concentrada no espaço.

Também as artes multimédia passaram a fazer parte do vocabulário do Teatro Aveirense nesta sua nova fase, opção manifestada na sua programação e no atual website, onde existe uma área com conteúdos específicos. Sem desvirtuar a sua missão de base, assente nas artes de palco, o Teatro Aveirense expande o seu campo de ação para outras formas de expressão artística, onde se incluem o vídeo, as artes digitais, as instalações sonoras e outras possibilidades congéneres. Uma estratégia pensada a longo prazo, com uma dimensão física e online, que convoca criadores de referência, artistas emergentes e o trabalho com a comunidade. 

Missão
O Teatro Aveirense é uma estrutura municipal de programação regular nas várias áreas artísticas, destacando-se como estrutura de apresentação e produção por excelência e como um espaço para o conhecimento, para o pensamento e para a atualidade da criação.

Tem como filosofia de atuação a prestação de um serviço público, privilegiando os públicos locais e sua diversidade sociocultural, desenvolvendo a sua atividade de sensibilização, de formação e de criação de novos públicos. 

É um espaço de fruição estética, de formação, pedagogia, difusão e promoção de identidade e cultura, um lugar onde se realiza um diálogo cultural e social aberto, no qual se apresentam diferentes perspetivas sobre a arte e a sociedade, procurando proporcionar visões de um futuro melhor, cada vez mais aberto para a Europa e para o Mundo.